quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Lua Nova" e a imbecilização de jovens e adolescentes



Assisti ao "filme" do momento para jovens e adolescentes "Lua Nova", a continuação da tal "saga" intitulada "Crepúsculo". Um lixo. O tal "filme" é um retrato da adolescência e juventude da atualidade: pálida, melancólica, depressiva, suicida e absurdamente vazia. Uma mistura idiotizada de vampirinhos e lobinhos (assim no diminutivo, porque os vampiros e lobos dos outros filmes devem estar furiosos...). Resumindo, de "nova" essa lua não tem nada.

Fiquei perplexo com o nível de imbecilização dos adolescentes e jovens da atualidade. Os livros dessa "saga" batem recordes de vendas, inclusive entre jovens e adolescentes ditos cristãos, evangélicos, sei lá... Aqui a coisa só piora, pois os adolescentes e jovens evangélicos detestam ler, a Bíblia então, pior ainda, a desculpa é: "não consigo entender os textos bíblicos", ou a tradicional "falta emoção". Essa mesma juventude que abre mão da leitura substancial acaba engrossando as fileiras dos leitores dessa "literatura do prozac". Vai entender...

O filme é pobre, atuações risíveis, melancolia por todos os lados. Não há nem mesmo o glamour característico dos antigos filmes do gênero. A receita é simples: livros e filmes razos para mentalidades mais razas ainda. E isso vende. E como o mercado é o deus deste século, tá tudo em casa. Essa juventude e adolescência chafurdando no lodo emo do vazio adora aquele tipo de paisagem e de "relacionamento". É por isso que vivemos um tempo histórico tão pobre no que tange à arte, beleza e poesia. Somos uma geração orfã de genialidade. Condenados à mediocridade. Vivendo à mercê dos gostos de uma indústria da porcaria. Sartre estava certo: "O inferno são os outros".

Esses dias li uma pergunta que ouso deixar no ar: "Se você não existisse, que falta faria?"

Texto extraído do blog do Pr Alan Brizotti. Para ler outros texto acesse http://alanbrizotti.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário